Agora

Cícero Bill

18:00 - 22:00

Notícia

Rafael anuncia negociação com empresários do Parque Serra da Capivara

O anúncio da entrega do Parque Nacional da Serra da Capivara e Taboleiros a iniciativa privada foi feito por Rafael Fonteles através do Tw
Rafael anuncia negociação com empresários do Parque Serra da Capivara

Na contramão do governo Lula, mas seguindo o que fez Wellington Dias em vários mandatos, o governador Rafael Fonteles está anunciando a venda de vários bens públicos: está em Brasília (DF) discutindo uma Parceria Público Privada (PPP) para entregar o Parque Nacional da Serra da Capivara, os Taboleiros Litorâneos e ferrovias  a grupos empresariais. As informações são do Portal AZ

O governo Lula, ao contrário, tem mantido sob o domínio estatizante todos os órgãos públicos e luta inclusive contra a privatização do Porto de Santos, iniciado na gestão Bolsonaro. 

O anúncio da entrega do Parque Nacional da Serra da Capivara e Taboleiros a iniciativa privada foi feito por Rafael Fonteles através do Twitter. 

Não se sabe como Rafael Fonteles irá fazer uma vez que o parque da Serra da capivara é nacional, de responsabilidade do governo federal, ou seja, é uma unidade subordinada ao ICMBio.

Logo após, o anúncio no Twitter, a Coordenação de Comunicação do Governo distribuiu release sobre a reunião do governador. 

O governador Rafael Fonteles está em Brasília (DF) e participa de reuniões ao longo desta quarta-feira (15). Em pauta, questões como a sustentabilidade ambiental, o Parque Nacional Serra da Capivara, o perímetro de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos, ferrovias e a atração de recursos federais para investimentos no Piauí.

Inicialmente, o governador e o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, se reuniram com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho. “Durante o encontro, reforçamos o compromisso do Piauí com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável”, disse o governador.

Um dos pontos discutidos foi a concessão do Parque Nacional Serra da Capivara, dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “A nossa ideia é que a iniciativa privada ajude na preservação do parque e contribua para o desenvolvimento do turismo ecológico e histórico na região”, explicou Rafael Fonteles.

Outro ponto debatido foi a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), localizado na região de Gilbués, no sul do Piauí. O núcleo estuda o fenômeno da desertificação e testa tecnologias para o controle do processo de degradação e recuperação destas áreas.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, atentou para a proteção e preservação dos principais biomas existentes no Piauí: o Cerrado e a Caatinga. Além disso, reforçou que o estado tem cerca de 30.000 km2, aproximadamente 13% de seu território, sob áreas de unidades de conservação. Números que colocam o Piauí atrás apenas da Amazônia Legal, no que diz respeito ao percentual territorial sob unidades de conservação.

Comentários

Últimas notícias

Política
Acidente de Trânsito em São João do Piauí

Colisão Entre Carro e Motocicleta Não Deixa Feridos e Termina com Acordo Amistoso

Política
Prefeitura de Canto do Buriti divulga processo seletivo com 55 vagas; salário de até R$ 1.

A Prefeitura de Canto do Buriti lançou um processo seletivo para contratação temporária de professores da educação b[...]

Política
Maio de 2024 traz chuvas favoráveis para safra de grãos, mas desafios em algumas regiões

Inmet antecipa cenário com chuvas acima da média no Piauí e parte do Matopiba, enquanto Sul e Sudeste enfrentam desafios com restrição hídri

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.