Agora

Vitória Sousa

09:00 - 12:00

Notícia

Call Centers no Nordeste Oferecem Oportunidades para Beneficiários do Bolsa Família

Iniciativa Nordestina Promove Empregabilidade para Beneficiários do Bolsa Família em Setores Estratégicos
Call Centers no Nordeste Oferecem Oportunidades para Beneficiários do Bolsa Família

Empresas atuantes no setor de call center estão adotando uma iniciativa inovadora com o objetivo de expandir as vagas de emprego para pessoas provenientes de programas assistenciais na região Nordeste do Brasil. Por meio de uma colaboração estratégica com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) está liderando o movimento ao incentivar suas empresas associadas a participarem do Pacto pela Inclusão Socioeconômica, lançado no primeiro semestre de 2023 pelo Ministério. Essa iniciativa visa criar empregos significativos e promover a inclusão socioeconômica de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, estima-se que cerca de 30% das posições de trabalho nos setores de Telesserviços, que englobam atividades como SAC, Telemarketing e Cobranças, sejam ocupadas por beneficiários de programas assistenciais. O ambicioso objetivo é elevar essa proporção para 40% no Nordeste, por meio de colaborações estratégicas com os governos de todos os estados da região.

O pioneirismo da ABT nesse movimento pela inclusão se materializou com a assinatura do primeiro Pacto pela Inclusão Socioeconômica na região, marcado pelo evento ocorrido no estado da Paraíba em 27 de junho deste ano. Nesse mesmo dia, a associação anunciou o êxito na concretização de 163 contratações, todas dentro dos parâmetros estabelecidos pela parceria. Antonio Guilherme, presidente do conselho de administração da ABT, enfatizou que a organização tem desempenhado um papel ativo ao intermediar diálogos construtivos entre suas empresas associadas e o ministro Wellington Dias. Essas conversas têm como objetivo principal elevar a taxa de contratação de indivíduos inscritos em programas sociais, como o Bolsa Família, e que fazem parte do Cadastro Único. Antonio Guilherme também destacou a atrativa jornada de trabalho de seis horas, que permite a conciliação com atividades educacionais, além da não exigência de experiência prévia como um fator facilitador para a contratação de membros do CadÚnico.

A ABT, como representante de um dos setores mais empregadores do país, agrega uma força de trabalho composta por impressionantes 1,4 milhão de colaboradores. Na região Nordeste, a associação assume um papel crucial, sendo a principal empregadora de mulheres e jovens em sua primeira experiência profissional nas 20 maiores cidades locais. Dados fornecidos pela própria associação indicam que, somente durante o primeiro semestre de 2023, foram concretizadas cerca de 33.700 admissões na região, sinalizando um impacto tangível desse esforço conjunto em prol da inclusão socioeconômica.

Comentários

Últimas notícias

Cotidiano
Acidente de Trânsito em São João do Piauí

Colisão Entre Carro e Motocicleta Não Deixa Feridos e Termina com Acordo Amistoso

Cotidiano
Prefeitura de Canto do Buriti divulga processo seletivo com 55 vagas; salário de até R$ 1.

A Prefeitura de Canto do Buriti lançou um processo seletivo para contratação temporária de professores da educação b[...]

Cotidiano
Maio de 2024 traz chuvas favoráveis para safra de grãos, mas desafios em algumas regiões

Inmet antecipa cenário com chuvas acima da média no Piauí e parte do Matopiba, enquanto Sul e Sudeste enfrentam desafios com restrição hídri